Português | English

O "Pipeline" da Extracta

Extratos brutos, frações e compostos puros candidatos a fitoterápicos e medicamentos éticos


Pipeline Extracta



BANCO EXTRACTA DE BIODIVERSIDADE QUÍMICA
HPLC
Extensa coleção de extratos isolados da rica biodiversidade vegetal brasileira, com centrais de extração na Mata Atlântica (Rio de Janeiro) e Amazonia (Belém). O Banco, com mais de 30.000 amostras, é a primeira coleção comercial credenciada pelo CGEN - Conselho de Gestão do Patrimônio Genético, Ministério do Meio Ambiente.

O Banco ampara nossas atividades de bioprospecção (descoberta) e de desenvolvimento de novos princípios ativos, aplicáveis a uma ampla gama de interesses industriais em Saúde, Agricultura e Manejo Ambiental


DESENVOLVIMENTO DE BIOENSAIOS DISCRIMINADORES
HPLC
O ponto mais crítico de um exercício de bioprospecção numa coleção ampla como o Banco EXTRACTA de Biodiversidade Química é a escolha do alvo e o desenvolvimento de bioensaios primários e secundários capazes de discriminar acertos verdadeiros (“true hits”) de falsos acertos. Placas de 96 poços são montadas separadamente com apoio robótico para conter amostras da coleção e para conter os ensaios discriminadores.

Triagem da Coleção Extracta


TRIAGEM DE ALTA VELOCIDADE: (24,000 ensaios/dia)
Robótica executa em velocidade o manuseio dos conteúdos dos poços nas placas, permitindo apresentar cada ensaio primário e secundário a toda a coleção a ser triada num exercício de bioprospecção. Cada posição de cada placa será lida por equipamentos especializados e o software proprietário da EXTRACTA identificará os acertos verdadeiros.


ISOLAMENTO DO PRINCÍPIO ATIVO
Técnicas cromatográficas (coluna, camada fina, HPLC) são utilizadas para fracionar os extratos que mostraram resposta positiva significativa. Cada etapa de fracionamento e purificação é acompanhada de testes contra o bioensaio discriminador, garantindo que a desconvolução resulte em purificação e isolamento do composto ativo.

HPLC  HPLC

OUTROS SERVIÇOS OFERTADOS POR EXTRACTA

DESENVOLVIMENTO DE EXTRATOS DE PLANTAS BRASILEIRAS, com a caracterização botânica, biológica e fitoquímica necessária ao licenciamento de fitoterápicos inovadores.

PADRONIZAÇÃO DE PROTOCOLOS DE EXTRAÇÃO E DE CONTROLE DE QUALIDADE para clientes que produzem e comercializam produtos naturais.

EXTRACTA não produz ou vende extratos. Como empresa de pesquisa, desenvolvimento e inovação, vende apenas conhecimento e tecnologias.